Busca Cartório

Certidão Negativa Criminal – Saiba o que é e como tirar

Certidões negativas permitem comprovar que não há pendências com órgãos estaduais ou públicos no instante da emissão do documento. No caso da certidão negativa criminal é um documento comumente pedido em processos de seleção e também em diversas esferas. Confira neste artigo todos os aspectos da certidão negativa criminal, como você pode solicitar e em quais casos esse documento é necessário:

Como tirar a certidão negativa criminal

Diversas certidões são emitidas online, como:

  • Certidão negativa FGTS.
  • Certidão negativa INSS.
  • Certidão negativa Justiça Federal e outras.

Este meio de emissão de certidões negativas agiliza bastante a tarefa do cidadão ou empresa que depende da documentação.

Inclusive, a certidão negativa criminal é uma destas que podem ser geradas via internet; o que depende de certos fatores como você verá a seguir.

E você sabe o que é certidão negativa criminal e como tirar?

Entenda, neste post, informações importantes sobre este documento.

Confira!

Sobre as certidões negativas

Quando uma pessoa física, jurídica ou até mesmo um bem como imóvel, carro e outros necessita de comprovação sobre sua situação legal junto aos órgãos públicos, acaba conhecendo o conceito de certidão negativa.

Assim, as certidões negativas são documentos emitidos e autenticados que atestam a inexistência de processos/pendência de competências cível, militar, concordata/falência e criminal, contra determinadas pessoas jurídicas ou físicas.

O que é certidão negativa criminal

Já a certidão negativa criminal serve para atestar que um cidadão não possui nenhuma pendência judicial, ou seja, nada consta no nome dele no que se refere a processos do Tribunal de Justiça.

Ou seja, a certidão negativa criminal tem como finalidade informar a existência ou não de processos nos Fóruns da Justiça Federal do Estado e é conhecida também como Nada Consta.

Este documento é muito requisitado por empregadores e em várias outras situações.

Por exemplo, nos procedimentos de registro, aquisição, transferência e porte de arma de fogo, a Lei 10.826/03 exige que idoneidade seja também comprovada com a apresentação de certidão negativa criminal.

Nesta certidão negativa criminal constam informações inerentes a inquéritos, termos circunstanciados e processos criminais que estão em tramite nos juizados de primeira instância:

E também nos órgãos julgadores de segunda instância em nome do cidadão o qual foi solicitada a certidão.

Entretanto, a certidão criminal somente será negativa se o processo tiver sido arquivado ou não houver sentença condenatória transitada em julgado.

Caso não haja nenhum registro nas bases processuais do TJ de qualquer Estado, o solicitante pode imprimir imediatamente sua certidão negativa criminal.

Como tirar certidão negativa criminal

Tendo em vista a organização judiciária de cada Estado, existem algumas peculiaridades no que se refere à obtenção deste documento em certas localidades.

A maioria das comarcas permite tirar a certidão negativa criminal através da internet. No entanto, só são disponibilizadas tais certidões via online se o resultado for “nada consta”.

Se os registros consultados detectarem a ocorrência de homonímia (nomes iguais) ou possível existência de feito criminal em desfavor do interessado, a certidão negativa criminal não ficará disponível e o cidadão deverá se dirigir até à Seção de Certidões do Fórum de seu município residente.

E então? Ficou mais claro para você o que é certidão negativa criminal e como tirar?

Caso você tenha mais alguma dúvida registre nos comentários.

Discussion

  1. Antonio Kritsinelis Filho
  2. Anônimo
  3. Gilmar Freitas
  4. Fernando Vieira
  5. Jefferson Eugênio Falheiros Da Silva
  6. Jefferson Eugênio Falheiros silva
  7. Luis Antônio Lopes Pereira
  8. Gilson da Silva tavares
  9. Jade
  10. Eloy Carneiro
  11. Guaraci de Souza Paulo