Busca Cartório

Certidão de Inteiro Teor – Registro de Nascimento, Registro de Imóveis e Valores

Em algum momento de sua vida já ouvir falar em Certidão de Inteiro Teor? Sabe o que significa? Apesar de muita gente não ter conhecimento sobre o assunto, não é um bicho de sete cabeças, e é exatamente disso que falaremos na matéria de hoje. Inteiro teor nada mais é que uma transcrição integral onde todos os elementos constantes do livro de registro de nascimento ou de outra certidão encontram-se presentes e são reproduzidas de maneira fiel sobre todas as informações nele contidas e transcritas pelo cartório.

Certidão de Inteiro Teor

A Certidão de Nascimento é o documento que assegura formalmente a existência de qualquer ser humano, testemunhando de forma oficial o local e a data do nascimento, bem como a identidade dos pais e avós da criança nascida. É o primeiro documento oficial de um cidadão brasileiro, o qual garante o passo inicial de exercer sua cidadania.

A certidão de nascimento é expedida pelo cartório de registro civil e contém informações básicas, como: data de nascimento por extenso, dia/mês/ano de nascido, hora/local, filiação e nome dos avós paternos/maternos.

É aí que entra a diferença, quando a certidão de Inteiro Teor é solicitada, já que a versão “inteiro teor” além de conter todas as informações anteriores, apresenta também:

  • Horário/local de nascimentos dos avós paternos e maternos
  • Nome das testemunhas
  • Nome da maternidade
  • Dados pessoais como: cor dos olhos, pele, cabelo, se possui alguma característica física especial, entre outros.

Em resumo, a Certidão de Inteiro Teor, é um detalhamento completo do nascido.

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode solicitar ou retirar uma certidão, segundo o art. 17 das Leis de Registros Públicos. Não é necessária a apresentação de documentos, basta informar dados suficientes para a sua expedição, como:

  • Número do registro.
  • Data, nome dos pais e próprio; etc.

Muito fácil e rápido, geralmente é entregue na mesma hora, mas caso não ocorra, o prazo não ultrapassa cinco dias.

Certidão de Inteiro Teor no cartório de imóveis

certidão de inteiro teor de imoveis

Certidão de Inteiro Teor de imóveis (Imagem: Certidão do 15º Cartório de Registro de Imóveis do Centro de SP)

No âmbito do Registro de Imóveis, a Certidão de Inteiro Teor é o documento obtido junto ao Cartório de Registro de Imóveis, onde contêm:

  • O número da matrícula,
  • O histórico geral do imóvel,
  • Descrição,
  • Localização,
  • Medidas e etc.

Podemos afirmar que é o espelho do imóvel. Esta certidão é exigida para a lavratura de escrituras ou para os contratos bancários, pois é por meio desse documento que se sabe seguramente a identificação do imóvel e do seu atual proprietário.

Para solicitar esse documento, basta ir ao Registro de Imóveis de sua cidade e pedir a certidão, apresentando algumas informações rápidas, confira:

  • Número da matricula
  • Informações como: logradouro, bairro, lote etc.

Quaisquer dessas informações serão suficientes para realizar a busca da certidão de Inteiro Teor de imóveis. Normalmente é expedida na mesma hora, porém, vai depender da demanda do cartório no dia, legalmente o prazo de entrega é de até sete dias úteis e tem validade de trinta dias.

Vídeo sobre a Certidão de Inteiro Teor com cópia reprográfica

Entenda nesse vídeo sobre solicitação de cidadania portuguesa, tudo sobre a Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica, que nada mais é do que uma cópia (xerox) da folha do livro de registro dno cartório. Assista o vídeo para saber mais sobre isso:

Diferenças entre a Certidão de Inteiro Teor digitada e com cópia reprográfica

certidão de inteiro teor digitada ou reprográfica

Aqui vemos claramente as diferenças entre uma certidão de inteiro teor digitada para uma certidão de inteiro teor reprográfica (copiada, xerox).

Sobre valores cobrados para emissão da Certidão de Inteiro Teor

Os valores da certidão de Inteiro Teor variam de acordo com cada região do Brasil e são definidos pelo Governo de cada Estado. Entre os municípios, o preço também é diferenciado. Mas normalmente é cobrado em torno de R$ 50,00, tanto para certidão de nascimento, quanto para a de imóveis.

Para o cidadão que não possuir condições financeiras para arcar com estes custos, basta apresentar o “atestado de pobreza” assinado por autoridade competente, como: Ministério Público, INSS, Defensoria Pública etc.

A partir de agora com essa matéria explicativa sobre o que são as certidões de Inteiro Teor e para quem servem, você já estará suficientemente informado para quando precisar utilizar esse serviço.

Gostaria de mais informações sobre a certidão de inteiro teor? Entre em contato, ficaremos muito felizes em poder ajudar.

 

Sucesso!

Discussion

  1. Marcos hemerly
    • Nubia
  2. Rosa Maria capelli
  3. Evelyn Carvalhaes
  4. glessyo junior de sousa
  5. maria bernadete araujo
    • cecilia
  6. stefany
  7. Thalles
  8. Marcio
  9. JANE KETELEN
  10. JANE KETELEN
  11. Vitório
  12. Carla
  13. Solange
  14. Anônimo
  15. Nubia Epifania
  16. José Antonio Teixeira de Amorim
  17. José Antonio Teixeira de Amorim
  18. Francinele Laurita
  19. ELSON ALVES GUIMARÃES
  20. Lisiane Boeno

Leave a Reply