Busca Cartório

Precisa de certidão para dupla cidadania portuguesa?

Quem deseja entrar com o processo para obter a dupla cidadania portuguesa precisa estar atento para quais são os documentos solicitados pelo Consulado. Dentre os documentos mais importantes entre os requisitados está a certidão de nascimento ou batismo do português original/nativo. 

É preciso que o requerente pesquise bastante a respeito dos documentos exigidos. Uma opção é a contratação dos serviços de assessoria e consultoria, utilizados para uma maior agilidade no processo de obtenção da dupla cidadania.  

Na maioria das vezes são essas empresas que realizarão o primeiro contato com o Consulado e que também estarão responsáveis por reunir toda a documentação solicitada, ficando ao requerente somente a espera para receber a carta de convocação do Consulado. 

Lista de documentos para apresentar ao solicitar cidadania portuguesa

Contudo, se você não quiser gastar mais dinheiro do que o necessário e precisa saber quais documentos são solicitados para apresentação, confira a lista que fizemos abaixo: 

– Dinheiro Certo Internacional ou Cheque Bancário; 

– Requerimento dirigido ao Ministro da Justiça, com assinatura do requerente reconhecida em Cartório e devidamente apostilhado (há portais eletrônicos que fornecem o modelo do requerimento); 

– Certidão de nascimento do requerente, que deve ser entregue em Inteiro Teor e emitida há menos de um ano;  

– Certidão de Nascimento do ascendente português, que pode ser entregue também por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente (deve ter sido emitida há menos de um ano); 

– Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe), filho do cidadão português, emitida há menos de um ano e apostilhada.  

– Cópia autenticada do diploma; 

– Atestado de antecedentes criminais emitido no Brasil; 

– Cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG). É possível também apresentar a cópia autenticada do passaporte. 

– Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou (caso tenha residido em mais de um país).