Busca Cartório

O que é criptografia?

Você já ouviu falar em criptografia? Apesar de pouco conhecido, o termo trata sobre uma técnica utilizada há bastante tempo dentro do ambiente digital, garantindo maior segurança para os procedimentos realizados dentro do ambiente eletrônico. De origem grega, “criptografia” significa “escrita escondida”. 

A partir dessa tradução é possível compreender que a criptografia trata a respeito de que as informações serão transmitidas de que não seja identificado, para além das pessoas interessadas, o real sentido da mensagem que está sendo transmitida. A técnica criptográfica, portanto, aborda a intenção somente ao remetente e ao destinatário (ou destinatários) da mensagem.  Como já foi dito anteriormente, a criptografia é utilizado há muito tempo.   

História da criptografia

No início, a técnica ocorria para que as mensagens não caíssem em “mãos erradas”, e era muito comum em batalhas entre países. Atualmente, o objetivo continua sendo o mesmo, mas a criptografia se tornou uma aliada do ambiente digital, garantindo segurança às informações disponibilizadas no meio online. 

Para definir se existe um grau alto ou baixo de segurança na chave criptográfica é necessário avaliar a quantidade de bits presentes na codificação. Por exemplo, uma chave de 8 bits possibilita que 256 combinações sejam geradas. Dessa forma, quanto maior a quantidade de bits disponíveis na codificação, maior será a segurança das informações obtidas no local. 

Tipos de criptografia

Há dentro do mercado dois tipos de criptografia, sendo elas a simétrica, que ocorre quando há uma única chave para emissor e receptor, ou seja, ambos são capazes de codificar a mensagem.

Já a assimétrica possui duas chaves, sendo uma pública e outra privada, sendo esta última a única capaz de traduzir a mensagem que contém a informação disposta. Um dos principais exemplos para a utilização simétrica e assimétrica é o envio de e-mail e o cartão de crédito, para cada uma delas, respectivamente.