Busca Cartório

Certidão negativa de protesto 10 cartórios

Nos dias atuais se tornou uma questão de segurança para comprador e vendedor solicitar a certidão negativa de protesto, isso porque através dela é possível entender se há ou não pendências financeiras das mais variadas ordens.

Certidão negativa 10 cartórios

A formalização da impontualidade de pagamento sobre uma dívida envolvem, por exemplo:

  • Carnês não pagos.
  • Cheque pré-datado.
  • Nota promissória.
  • Permuta.
  • Boletos.

E esses são feitos por credores com o objetivo de receber os dividendos de forma legal, tendo respaldo jurídico e alertando outros negociadores sobre a idoneidade do comprador quanto a honrar seus compromissos financeiros.

Para isso o credor segue até o Cartório de Protestos que preferir e faz o pedido de protesto do título não quitado.

Essa cobrança que a partir desse momento recebe poder lícito para ser executada judicialmente ou pode também simplesmente aguardar o contato do devedor para pagamento e resgate do documento.

No estado de São Paulo, mais especificamente na capital, já é oferecido um serviço chamado “Serviço Central de Protestos de títulos”, que permite consultas relacionadas a existência de documentos protestados tanto em nome de pessoas jurídica como de pessoa física, assim o resultado da pesquisa finda na certidão dos Dez cartórios.

Ou seja, através desse serviço é possível emitir dez certidões de uma vez, o que polpa tempo e dinheiro ao requerente.

O artigo de hoje traz todos os detalhes de como proceder com o pedido da certidão dos dez cartórios, quais seus custos, quanto tempo demora para ficar pronta e tudo mais que você precisa saber para ficar por dentro do assunto, acompanhe!

Como solicitar a certidão dos dez cartórios?

Certidão 10 cartórios

Os cartórios da capital paulistana estão aptos a fornecerem tal documento, para isso é necessário solicitar a certidão negativa ou positiva, (o que vai depender se há ou não pendências no nome solicitado), em nome de pessoa jurídica e física.

Para ter acesso ao documento é necessário apenas ter as informações de quem será consultado:

  • Nome completo.
  • CPF e RG.
  • CNPJ para casos de empresas.

Será feito uma busca em todos os arquivos e após a conclusão serão efetivadas de maneira formal as informações encontradas, assim se emite a certidão de dez cartórios de protesto de títulos.

Certidão negativa e positiva, qual a diferença?

Quando não há localização de pendências de nenhuma ordem financeira no nome consultado, a certidão será negativa, ou seja, não há protestos em nome de pessoa jurídica, nem em física.

Contudo, se houver qualquer pendência, a certidão será positiva e nela irá constar os dados do protesto em questão.

Como regularizar um protesto e retirar o documento do cartório?

Com a certidão positiva dos dez cartórios em mão, a pessoa protestada deverá procurar o credor em questão (pessoa física ou jurídica), e saldar sua dívida, após isso deve ser emitido um comprovante de quitação com firma reconhecida, o documento deverá ser levado ao cartório de protestos que se responsabilizará pela comunicação com SCPC e Serasa, para dar baixa no protesto e legalizar o seu CPF ou CNPJ.

Qual valor da certidão dos dez cartórios?

Os valores para cada serviço oferecido pelos tabelionatos do Brasil têm fixação estadual de preços, no caso da certidão dos dez cartórios do estado de São Paulo o custo pela emissão é de R$ 129,90, ou seja, R$ 12,99 por cada certidão de protesto.

Essa certidão é pedida em caso de compras de imóveis, viagens internacionais, transações de grande valor financeiro e todas os outros negócios que exijam cuidados na hora de serem feitos.

Portanto, para a segurança de seus negócios e também para sua própria comodidade, procure sempre os serviços de um cartório, ainda mais com a vantagem de resolver 10 problemas em apenas 1 pedido!

Discussion

  1. Ruy Emmanuel Silva de Azevedo
  2. Anselmo